Toronto planeja suspender a construção de cidades inteligentes por questões de privacidade

À medida que mais cidades inteligentes se espalham pelo mundo, seja em países do Extremo Oriente, América Latina ou Oriente Médio, Toronto está se afastando do movimento das cidades inteligentes e reavaliando sua grande contribuição para a comunidade. A cidade canadense, que ficou em 15º lugar no ranking da Global Finance das melhores cidades do mundo para se viver no ano de 2022, planeja "matar a cidade inteligente para sempre", especialmente após os polêmicos motivos do cancelamento de Quayside, questionando sua falta de privacidade, necessidade em um escala urbana e se, de fato, as pessoas querem viver em um ambiente orientado pela tecnologia.

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Em 2019, o Sidewalk Labs lançou renderizações do bairro Quayside em Toronto, projetado por Snøhetta e Heatherwick Studio. Os planos para Quayside foram projetados para ser um bairro inteligente interconectado para a cidade, combinando escritórios, lojas e residências, junto com uma combinação de programas. O programa foi definido para integrar inovações físicas, digitais e políticas para garantir acessibilidade, sustentabilidade e qualidade de vida, além de gerar oportunidades econômicas em 12 torres de madeira. As estruturas de madeira dos arranha-céus deveriam ser criadas com molduras modulares, construídas a partir de um kit de peças que poderiam ser adaptadas em todo o bairro.

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Projeto cancelado de Quayside Smart City da Sidewalk Labs em Toronto. Imagem cortesia de Sidewalk Labs

No entanto, em maio de 2020, o CEO Daniel L. Doctoroff escreveu em um post no Medium que o impacto da pandemia de COVID-19 tornou o protótipo inviável. O Sidewalk Labs tinha como objetivo "desbloquear o potencial" do Eastern Waterfront da cidade, mas a agência governamental responsável pelo desenvolvimento da área, Waterfront Toronto, votou por unanimidade para limitar o plano original de 190 acres da equipe a 12 acres, e os moradores e defensores locais falaram contra o projeto em meio a preocupações quanto a privacidade das pessoas, pois a empresa planejava coletar dados como parte de suas iniciativas de cidade inteligente.

Conforme explicado no artigo da Technology Review do MIT por Karrie Jacobs, a oposição dos cidadãos à visão da Sidewalk para Toronto tinha a ver com a falta de privacidade, e não com o aspecto arquitetônico ou urbano, especialmente em uma nação como o Canadá, onde há pouca tolerância para coleta de dados do setor privado de vias públicas, transporte e atividades diárias.

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Alison Brooks Architects, Adjaye Associates, Henning Larsen e SLA para desenvolver a orla de Toronto. Imagem cortesia de Waterfront Toronto

Levando em conta que o futuro do ambiente construído deve melhorar o cotidiano de suas pessoas, o futuro das cidades inteligentes e sua disseminação global parece ser incerto. Com o surgimento de cidades de 15 minutos, onde todos têm acesso ao trabalho, escola, instalações comerciais e recreação a uma caminhada de 15 minutos ou passeio de bicicleta, como planejado em Utah, ou intervenções urbanas pró-pedestres como vistas em Paris e Milão, a tecnologia não parece ser a resposta para a melhoria do futuro das cidades, mas pode aumentar a desigualdade já existente presente em um local se as questões urbanas estruturais não forem superadas.

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Alison Brooks Architects, Adjaye Associates, Henning Larsen e SLA para desenvolver a orla de Toronto. Imagem cortesia de Waterfront Toronto

Em vez do projeto Quayside, um consórcio composto pelos desenvolvedores Dream Unlimited e Great Gulf, juntamente com os principais arquitetos de Alison Brooks Architects, Adjaye Associates, Henning Larsen e o escritório de paisagismo SLA foram selecionados para desenvolver a área em um novo bairro, contendo habitação a preços acessíveis, público robusto espaços e novas oportunidades de negócios. O projeto para o local de 4,9 hectares na orla de Toronto propôs mais de 800 unidades habitacionais a preços acessíveis, juntamente com um espaço verde arborizado de 8.000 metros quadrados e uma fazenda urbana, acompanhados por espaços artísticos e espaços educacionais flexíveis.

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Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "Toronto planeja suspender a construção de cidades inteligentes por questões de privacidade" [Toronto Plans on Stopping the Construction of Smart Cities Following Concerns of Privacy ] 06 Jul 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/984685/toronto-planeja-suspender-a-construcao-de-cidades-inteligentes-por-questoes-de-privacidade> ISSN 0719-8906

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